Resgate pode terminar no fim desta 4ª feira

13-10-2010 17:35

 

Destaque O resgate dos 33 mineiros presos na mina de San José, no norte do Chile, pode terminar antes do esperado, disse hoje o presidente chileno, Sebastián Piñera. Inicialmente, o governo previa que o último mineiro fosse resgatado amanhã, mas a operação está mais rápida que o previsto, observou Piñera.
"Nós estamos agora trazendo um mineiro a cada 40 minutos, o que dá três mineiros a cada duas horas", disse Piñera em entrevista à imprensa, ao lado do presidente boliviano, Evo Morales, na mina.

Piñera acrescentou que, se o ritmo for mantido, a operação de resgate pode terminar no fim desta noite. Poucos minutos após a declaração, o décimo quarto mineiro, Victor Zamora, foi resgatado. As informações são da Dow Jones.
O operário Pablo Rojas, 45, é mais um a deixar a prisão subterrânea em que esteve durante 69 dias junto com outros 32 mineiros. Ele é o 19º a ser resgatado durante a Operação São Lourenço.
Foi resgatado o 18º mineiro preso a 700 metros de profundidade: Esteban Rojas, 44 anos. O carregador de explosivos é casado há 25 anos e pai de 4 filhos. Ele estava bastante emocionado no momento em que saiu da capsula "Fênix".

17º: O bisavô Omar Reygadas, 56, chegou à superfície pouco depois das 13h35 desta quarta-feira (13). Ele é eletricista e tem quatro filhos, 14 netos e três bisnetos. Esta foi a terceira vez que Reygadas ficou preso embaixo da terra. Agora faltam menos da metade dos mineiros.
O décimo sexto mineiro a ser resgatado da mina San José, no norte do Chile, foi o motorista de caminhão Daniel Herrera, 27. Ele foi recebido pela mãe, que estava emocionada por rever o filho.
O 15º mineiro a ser resgatado foi o eletricista Víctor Segovia, 48. Ele registrou por escrito tudo o que acontecia dentro da mina.
Antes dele, foi resgatado o mineiro Víctor Zamora, 33. A mulher dele descobriu que estava grávida durante o tempo em que ele ficou preso na mina.
Mais cedo, foram resgatados Carlos Barrios, 27, solteiro, Edison Peña, 34, que praticava corrida diariamente no interior da mina e Jorge Galleguillos Orellana, 56, que sofre de hipertensão e recebeu cuidados assim que saiu da cápsula Fénix.
Por volta das 9h, foi resgatado o mineiro Alex Vega, de 32 anos. Ele chegou com boa aparência e vai passar por uma avaliação médica.
Em torno das 8h, foi resgatado Mario Gómez, de 63 anos, e em torno das 7h, havia sido resgatado Claudio Yáñez, 34.
O sétimo a sair da mina foi José Ojeda, 46. José Ojeda é viúvo e foi recebido por sua enteada na superfície. Ele é autor do bilhete encontrado no dia 22 de agosto, 17 dias após o acidente. A nota afirmava que os mineiros estavam vivos.
O sexto resgatado Osmán Araya, de 30 anos, pai de três filhos, que saiu por volta das 5h35. O quinto a ser resgatado foi Jimmy Sánchez, 19, o mais jovem dos 33 trabalhadores soterrados na mina.
O boliviano Carlos Mamani, 23, foi o quarto a chegar na superfície.
O terceiro resgatado da mina foi Juan Illanes, 52. O segundo foi Mario Sepulveda, 40, à 1h04. Ele trouxe consigo uma sacola cheia de pedras da mina onde esteve preso. Eufórico, Sepulveda surpreendeu ao sair da cápsula e distribuir pedras da mina San José como presentes e lembranças para funcionários envolvidos no resgate. O mineiro também abraçou fortemente o presidente Sebastián Piñera.
O primeiro operário a sair da mina foi Florencio Ávalos, 31, à 0h11. Avalos, Sepulveda e Illanes foram escolhidos para encabeçar a lista por serem os mais fortes do grupo – logo, estariam mais capacitado para lidar com eventuais dificuldades na subida.

Os primeiros quatro mineiros resgatados de uma mina no Chile foram levados de helicóptero ao hospital à cidade de Copiapó.
A operação de resgate deve se estender ao longo de toda esta quarta-feira.

 

Fonte: JC ONLINE